Sleeve ou Fobi Capella?

Fobi Capella

Fobi-capella: Reduz o estômago e faz um desvio no intestino para o alimento ir direto para o final do intestino. (Obs.: É grampeado um pedaço do estomago e separado da outra parte que fica sendo usada, mas essa parte que é separada, ela não é retirada, ela continua lá.

É uma derivação gástrica (“gastric bypass”), método mais eficaz e mais utilizado no mundo. Consiste em reduzir o volume do estômago a não mais do que 30 ml e conectá-lo ao intestino. Esta técnica além de reduzir o volume gástrico também diminui a velocidade de esvaziamento já que realizamos uma ANASTOMOSE (emenda do estômago com o intestino) CALIBRADA. Em determinados casos opta-se por acrescentar um pequeno anel de contenção. O procedimento pode ser por via laparoscópica (realizada através da introdução de pinças especiais no abdome por 5 pequenos cortes), com duração aproximada de 2 horas ; ou através de uma incisão abdominal (entre 10 e 18 cm, iniciando no final do osso esterno em direção ao umbigo), com duração também de 2 horas.

Indicação: Pacientes obesos mórbidos
Contra-indicação: Dependência de drogas e álcool, Cirrose.
Riscos: Fístulas, embolia pulmonar, etc.
Falhas: Perda de peso insuficiente rara.
Porcentagem de perda: 40% do peso total em média.
Internação hospitalar: 48 a 72 horas; A Cirurgia por videolaparoscopia possibilita alta em 48 horas.
Tempo cirúrgico aproximado: 2 horas.;
Recuperação anestésica: 4 horas. UTI: 1 dia. Muito raro. Depende do paciente.
Dieta: líquida por 20-30 dias.
Acompanhamento: Consultas periódicas com cirurgião, clínicos, psicólogo e nutricionoista.

Sleeve

Sleeve: Corta fora um pedaço do estômago.

A gastrectomia Vertical ou SLEEVE GASTRECTOMY é um procedimento restritivo para tratamento cirúrgico da obesidade. Consiste em ressecar uma grande parte do estômago pela grande curvatura do mesmo, transformando-o em um “tubo”. A perda de peso é de +/- 30% do peso incial . Esta técnica não faz nenhum tipo de “desvio” dos intestinos, porém retira o fundo do estômago que produz uma substância chamada grelina e que está envolvida na alteração do apetite. Outra “vantagem”é que se o paciente necessitar de uma perda de peso maior, ela pode ser “transformada”, com o custo de outra cirurgia, em uma cirurgia de Gastroplastia Vertical com Y de Roux (By Pass, Capella, Wittgrove) ou em um Duodenal Switch. O procedimento pode ser por via laparoscópica (realizada através da introdução de pinças especiais no abdome por 5 pequenos cortes), com duração aproximada de 2 horas ; ou através de uma incisão abdominal (entre 10 e 18 cm, iniciando no final do osso esterno em direção ao umbigo), com duração aproximada também de 2 horas.

Indicação: Pacientes obesos mórbidos e pacientes hepatopatas/cirrose
Contra-indicação: Doença do Refluxo Gastroesofágico.
Riscos: Fístulas, embolia pulmonar, etc.
Falhas: Perda de peso insuficiente.
Porcentagem de perda: 30% do peso total em média.
Internação hospitalar: 48 – 72 horas;A Cirurgia por videolaparoscopia possibilita alta em 48 horas.
Tempo cirúrgico aproximado: 2 horas.;
Recuperação anestésica: 4 horas. UTI: 1 dia. Muito raro. Depende do paciente.
Dieta: líquida por 20-30 dias.
Acompanhamento: Consultas periódicas com cirurgião, clínicos, psicólogo e nutricionoista.

About these ads
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

94 respostas para Sleeve ou Fobi Capella?

  1. Myriam disse:

    Gostaria de saber,qual a tecnica mais segura p/o paciente,exemplo,o estomago q é retirado ñ faz falta no futuro,pq ñ pode deixar o estomago no seu lugar,na baypess,o estomago q ela fica guardado,tem como observa-lo durante a vida c/algum exame p/saber se ele esta bem,e se tiver uma gastrite anterior,ela é curada,sendo q o restante do estomago ñ é mais usado,qual a melhor tecnica p/eu fazer,qual tem mais riscos,volto a frizar,o estomago q fica guardado c/a tecnica baypess,o paciente ñ corre riscos dele adoecer no futuro?Ele pode ser visto nos exames de imagem?Obrigada.

    • Myrian,

      Não existe a melhor ou a pior técnica. Todas elas, um total de 5, sao aprovadas no Brasil pela associação brasileira de cirurgia bariatrica.

      As técnicas existem para ser aplicadas baseadas em perfil de cada paciente e o seu medico, juntamente contigo, irão decidir qual a indicada para você.

      Por exemplo, para mim, a indicada foi a capela (possui o desvio no intestino), pois sou de beliscar muito durante o dia um petisco aqui outro ali, além de inicialmente estar com sobrepeso muito alto, precisando eliminar cerca de 40% do meu peso ideal, então, essa técnica seria a mais indicada ao meu perfil.

      Mas como tudo na vida da gente quem decide é Deus, na hora da cirurgia se mudou a técnica, pois eu tenho o intestino muito colabado, que não se tinha como observar em exames anterior.

      Acabou se fazendo a Sleve, porém, com isto, em teoria, não conseguiria se perder tanto peso como se precisava e poderia ter reganho pois sou de beliscar muito, mas, era o que se tinha para o momento :)

      Estou tendo muita disciplina, então, já consegui 35% em 6 meses, falta mais 5% e me resta mais 6 meses, pois eliminamos peso por cerca de 1 ano Pós cirurgia. Já em relação aos petiscos, esse vou controlando.

      Entendeu então como não existe a pior ou melhor técnica? Seja ela qual for, a ideal é a baseada em seu perfil.

      Agora em relação a cirurgia que mantém o estômago (capela) e a que se excluí ele (Sleve), o acesso ao estômago “desviado” (capela) se da apenas via exame de colonoscopia e o “novo” estômago, via endoscopia normal. O estômago desviado ele não recebe mais alimento e tem por função apenas ficar ali produzindo o suco gástrico. Então, não se tem gastrite nele. A chance de doença, como câncer por exemplo, vai existir independente da cirurgia, pois caso o câncer tome conta do estômago desviado, por exemplo, ele pode ser retirado sem problemas. Agora você não tem mais ou menos chance de ter doenças em decorrência do tipo da técnica usada, os riscos sao iguais.

      Risco todo procedimento cirúrgico tem, mas esteja certa, o risco de se manter acima do peso é muito maior do que o risco de se submeter a cirurgia.

      Espero ter ajudado e qualquer duvida, volte a comentar.

      Abraço e boa sorte

      • Carolina disse:

        Adorei! Vou operar em agosto e optei pela Sleeve, mais estava com dúvida à perda de peso, mesmo sabendo q varia de cada paciente. Mais enfim a Myrian fez uma pergunta bacana decorrente a minha dúvida do grupo galera qualivida no Facebook. Obg grande beijo

  2. Paulo Soares disse:

    Boa noite! Gostaria de saber se existe cirurgia bariatrica que não necessite no pós cirúrgico do uso medicamentoso de manutenção?

    • Olá Paulo,

      Se bem entendi sua pergunta, você diz respeito a medicação de uso continuo, certo?

      A capela tem que se tomar vitaminas para suprir necessidade, se este for o seu caso.

      Já a Sleeve, como ela não possui alteração no intestino, ela não precisa de reposição de vitaminas.

      A reposição de vitaminas depende de paciente para paciente. Tem pacientes da capela que efetuam a reposição por um determinado tempo e mantém um controle e tem outros que tomam para o resto da vida, já diferente da Sleve. São raros os casos de reposição de vitaminas nesse caso.

      Agora se você já é usuário de outros medicações antes da cirurgia, você poderá deixar de tomar alguns medicamentos após a cirurgia, independente da técnica cirúrgica, como por exemplo, o remédio da diabetes pois em alguns caso existe a plena cura dela no Pós cirúrgico.

      A cirurgia é só beneficio meu amigo. Os contras são pequenos demais para terem proporção na decisão.

      Espero ter esclarecido sua duvida. Não deixe de conversar com seu medico, pois cada caso é um caso.

      Um forte abraço,

  3. EDINHO disse:

    OLA AMIGO EU FIZ A SLEEVE E FAS 12 DIAS HOJE JA EMAGRECI 16 KILOS NA DIETA OPTEI PELA SLEEAVE POR SER A MENOS MECHE NO SISTEMA MAS A CIRURGIA EM TODOS OS TIPOS SÓ VAI FUNCIONAR SE VC MUDAR SEUS HÁBITOS ALIMENTARES E DE VIDA , SIM COMER MENOS E PRATICAR EXERCICIOS , QUE MESMO DEPOIS DA CIRURGIA VC VAI TER QUE FAZER , MAS LEMBRE CIRURGIA É NO ULTIMO CASO SE JÁ TENTOU SE REEDUCAR E NAO TEVE EXITO OPTE PELA QUE VC PREFERIR POIS NÃO E O METODO O RESPONSAVEL PELO BOM RESULTADO É O PACIENTE TEM 80% DE RESPONSABILIDADE NO SUCESSO DO PROCEDIMENTO

  4. Marcia L.R.Dias disse:

    Irei fazer a cirurgia bariatrica sleeve no dia 26/07/2013. Peso 97 kilos e meco 1,59.Confesso que
    tenho um pouco de medo, mas sou hipertensa e ja tentei de tudo para emagrecer.Por isso vou confiando em Deus , tenho certeza que nao estarei sozinha.
    Marcia

    • Márcia, que ótimo que vc fará a cirurgia. Eu fiz e não tenho nenhum arrependimento. Como tudo na vida da gente, para conquistarmos aquilo que almejamos, temos um certo esforço. Os primeiro dias da cirurgia vão ser de muita atenção, mas certamente após esse período vem os resultados. Esteja certa disso. Boa sorte e que Deus esteja contigo.

      • Marcia L.R.Dias disse:

        obrigada Anderson que Deus continue te abencoando, assim puder darei noticias sobre a minha cirurgia.

    • VERA disse:

      Oi Marcia..como estas??? agora esta com 3 meses de operada, gostaria de saber como vc esta pois sou q nem vc tenho 1.60 e peso 96kg..sou hipertensa..tenho 53 anos..tenho muita vontade de fazer a cirurgia mas tbm tenho medo ja fiz de tudo..tomei remedios…e estou fazendo a dieta do Dr Dukan 0% carboidratos ta dificil..mas ja eliminei 5 kg…comecei dia 02-09..vou fazer até dezembro se naum emagrecer mais vou pra bariatrica…gostaria muito q vc me respondesse..estou no facebook..tbm caso queira me adcc..Vera Lucia Friol…e meu email..verafriol@hotmail.com..São Paulo..bjs..te aguardo..

      • Marcia L.R.Dias disse:

        vera Desculpe a demora da resposta Fiz a cirurgia no dia 05 de agosto de 2013,nao tive nemhum problema pos cirurgico .ja emagreci 22 kilos. achei pouco mas os medico disse que esta otimo.nao precisei repor vitaminas,levo uma vida normal como antes .Estou me sentindo bem mais animada e feliz por esta vestindo as roupas que nao me serviam antes.Valeu a pena nao me arrependo e se voce tem condicoes de fazer tenha fe em Deus e va em frente boa sorte .

    • samantha disse:

      vou fazer a minha cirurgia agora a mesma eu vc fez gostaria de saber se deu tudo certo estou com um pouco de medo?

  5. adriana ramos disse:

    IREI FAZER A CIRURGIA E ROGO A DEUS QUE TUDO CORRA BEM POIS QUANDO ESTAMOS FIRMES E DETERMINADOS O UNIVERSO CONSPIRA A NOSSO FAVOR.EU CREIO E CONFIO EM DEUS E TUDO SERÁ ECAMINHADO POR ELE QUE GUIARÁ O CIRURGIÃO NO MOMENTO EXATO

  6. Carlos José de Oliveira disse:

    Olá amigos, fiz a cirurgia bariátrica Sleeve no último dia 22 de Julho de 2013. Já estou em casa e me recuperando bem. Estava com 122 kg e resolvi dar um basta neste sobrepeso. Fiz uma dieta antes da cirurgia e consegui perder 09 kg. Ainda não sei o meu atual peso mas minha meta é 83 kg. O pós-operatório esta super tranquilo. Somente algumas dores na hora de tossir, mas nada que o remédio receitado pelo Dr. Leonardo Salles não melhore. Estou ainda na dieta liquida com gatorade, agua, sucos da própria fruta, agua de côco e água da sopa. Abraços.

    • Ótimo Carlos. Essa fase passa rápido e logo estará desfrutando dos benefícios. Mas lembre-se, a cirurgia sleeve é um grande passo, mas não deixe de fazer exercícios associados em sia rotina principalmente nos primeiros meses após a liberação do seu medico.

  7. Luana disse:

    Olá Boa tarde, estava procurando um pouco mais de informação sobre a cirurgia fobi capella e achei seu blog! Fui ao médico, Dr. Wilson Curitiba-pr, já peguei todos os encaminhamentos e tudo mais, pretendo fazer a cirurgia o quanto antes!Ele me indicou a Fobi-capella, mas pelo que eu tenho lido, ela me parece ser muito mais agressiva ao corpo do que a Sleeve! Fico meio preocupada em saber que o alimento nao vai mais passar pelo estomago…como fica a digestao?? Tenho muito receio de ter qualquer complicação no pós… será que devo pedir ao meu médico se podemos trocar o metodo? Parabens pela sua força de vontade!!

    • Luana,

      Eu recomendaria você escolher uma outra opinião medica. Tenho a impressão que para você ainda não esta bem claro as diversas técnicas. Procura agendar uma consulta com o Dr Giorgio Barreta, ele tem palestras toda ultima Terça de cada mês no Vita batel. Ele é super didático, tem muita paciência para explicar e é um ótimo medico. Ele atende vários planos e o principal local dele é a sugisawa.

      Agora falando sobre a questão do estômago, em nenhuma das técnicas seus estômago vai deixar de existir. Ele será diminuído em ambas as técnicas.

  8. fernanda oliveira disse:

    oi Luana , eu fiz a capela e não me arrependo de nada, já fez 10 meses e já eliminei quase tudo, falta só 7 kilos para minha meta, estou super bem e não considero radical, pois nunca passei mal e meus exames de sangue estão ótimos,.. boa sorte!

  9. Daniela Souza disse:

    Boa noite, meu nome é Daniela achei seu blog.
    de 2010 pra cá engordei muito hoje tenho 92,200 altura 1,60; mas infelizmente em 2010 tive que fazer uma esterectomia e desde que fiz por questões de saúde minha ansiedade aumentou e consequencia disso foi esse ganho de peso, confesso que já tinha problema com gordura, desde a adolescencia.
    Ontem fui a um cirurgiao plastico afim de fazer uma mudança e logo ele me encaminhou para um medico especialista em cirurgia bariatrica e conversei hoje como o médico ele falou que meus problemas acabaram e me passou todos os exames para fazer e o metodo da minha é a capellar.
    Pra falar a verdade gente não vejo a hora de mudar minha vida, pois a triste realidade de uma jovem gorda é que você não encontra roupa nada fica bonito no seu corpo e o pior ninguém olha para você.
    também posso lhe dizer que minha separação em 2009 e alguns problemas de familia e saúde contribuiram muito para que hoje eu tivesse nessa situação. Gorda, mas resolvi mudar minha vida. é isso ai quero entrar 2014 de bem com a vida. Adorei seu blog.

    • Olá Daniela,

      Fico feliz que tenha gostado do blog e que ele tenha ajudado você de alguma forma. Certamente sua vida será outra depois da cirurgia. Eu não tenho arrependimento algum e sei exatamente do que você fala em relação a obesidade. Parabéns pela decisão e que Deus esteja contigo. Sucesso e nos conte como foi.

    • Marcia L.R.Dias disse:

      Daniela vi o seu comentario .Eu fiz a cirurgia sleeve no dia 5 de agosto de 2013.Eu tenho 49 anos eo meu medico indicou a sleeve porque corta uma parte do estomago
      Nao mexe no intestino e voce nao perde nutrientes ,eu pesava 97 kilos.Meu medico disse que para o peso que eu tinha essa seria a cirurgia mais adequada.A recuperacao e rapida,estou muito bem.

  10. Gilmara Moura disse:

    Oi Anderson,
    Eu fiz o Sleeve no dia 24/08/13. A minha nutricionista é muito radical , desde as dietas anteriores ao Sleeve ela era assim … Eu queria uma indicação sua sobre o que pode, ou não pode comer nas várias fazes da dieta de adaptação porque ela me deu poucas opções !!!

    • Olá Gilmara. Mande um email pra mim no bavaroski@hotmail.com que mando a vc o que a minha nutricionista fez comigo

    • Daniela Souza disse:

      Oi meu nome é Daniela. Gente vou falar serio estou com medo. kkkkk
      medo de ter complicações, mas não sei se vou ter coragem de fazer a cirurgia.
      meu medico que fui indicada pelo meu cirurgião plastico. Quando me viu falou “acabaram os seus problemas”, mais fiquei pensando essa cirurgia capelar não dar ensejo para no futuro ter um cancer por simplesmente anular uma parte do estomago e perder tanto nutrientes.
      Há pesquisei e fiquei sabendo que todo mundo que faz essa cirurgia vai ter problemas com ostoporose e outras complicaações.
      Preciso de ajuda. beijos

      • A cirurgia bariatrica já é realizada a muitos anos e o histórico é de total sucesso. O câncer, se assim acontecer, ira ocorrer com ou sem a cirurgia. A chance que se tem de morrer obeso, com as comorbidades por ela conquistada, é infinitamente maior, principalmente de câncer. Certamente a cirurgia é como seu médico disse, “seus problemas acabaram”

        Vc terá com certeza que respeitar os limites e orientações médicas, mas isso é infinitamente menos traumático do que se manter obsesso.

        Vai em frente que depois de 1 ano de cirurgia vc ira entender o que estou falando. Não me arrependo de nada que fiz.

        Tenho uma vida tão feliz que já valeu uns 10 anos de vida em 1 de cirurgia feita, então, se eu viver mais uns 5, já valeu 50 anos. Melhor viver com qualidade do que com comorbidades.

        Vai na fé, faz sua cirurgia que vc será uma pessoa super feliz.

        Sucesso mesmo.

        Escolha um médico da associação, com experiência. Sucesso certo.

      • Daniela Souza disse:

        obrigada pela força.

      • VERA disse:

        Oi Daniela estamos no mesmo dilema..kkkk..quero operar mas tenho medo..peso 96kg..1.60 sou hipertensa…tenho bico de papagaio no pescoço..ja tentei de tudo…sem sucesso…sou infeliz..minha auto estima..zero..agora fiquei com mais medo ainda vc falando q da osteoporose…oq fazer?????

  11. Daniela Souza disse:

    Oi meu nome é Daniela. Gente vou falar serio estou com medo. kkkkk
    medo de ter complicações, mas não sei se vou ter coragem de fazer a cirurgia.
    meu medico que fui indicada pelo meu cirurgião plastico. Quando me viu falou “acabaram os seus problemas”, mais fiquei pensando essa cirurgia capelar não dar ensejo para no futuro ter um cancer por simplesmente anular uma parte do estomago e perder tanto nutrientes.
    Há pesquisei e fiquei sabendo que todo mundo que faz essa cirurgia vai ter problemas com ostoporose e outras complicaações.
    Preciso de ajuda. beijos

  12. Daniela Souza disse:

    meu medico no primeiro encontro não falou das complicações apenas passou os exames e falou que meus problemas acabaram. vou ouvir a opinião do segundo medico.

  13. Drica disse:

    Oi Anderson,
    adorei seu blog, muito informativo e vc é sempre muito ético e positivo…Comecei a pesquisar sobre cirurgias de redução de estômago, pois estou com problemas no joelho e coluna pelo excesso de peso, estou com o IMC 35 embora minhas taxas estejam normais, bem como minha pressão, mas sinto muita dor, de coluna por ter desenvolvido uma hérnia na lombar e ter lesão no joelho, portanto, mesmo tentando fazer reeducação alimentar não posso fazer atividades físicas que ajudem na eliminação de 20 a 30 quilos, embora faça hidro terapia como única alternativa de atividade física/fisioterapia. Desse modo, comecei a achar que a cirurgia do estômago pelo método da gastrectomia Vertical seria uma solução a ser pensada, estou considerando que seria a técnica mais simples, que envolve menos alterações em órgãos, não precisar tomar tantos complementos de vitaminas e o estômago ficar reduzido a um tamanho razoável. Contudo, gostaria de informações sobre as complicações desse método em relação a outros, receio quanto ao funcionamento desse novo estômago em relação a possíveis fistulas, infecções, refluxo, gastrite, o quanto poderia se complicar já que o estômago ficara reduzido e entendi que é irreversivelmente.
    Desde já agradeço pela atenção.

    • Olá,

      Seus critérios foram os meus também para a escolha da técnica.

      Em tudo que pesquisei e vivêncio hoje já com quase um ano de cirurgião, observo que nada mudou do ponto de vista fisiológico em relação ao que era antes. O estômago reduzido é como uma sacola de menor capacidade. A produção de suco gástrico é feita pela “parede do estômago” então, por ser menor, sua produção é reduzida.

      Uma única coisa que tenho de diferença em relação a situação anterior é o fato de sentir bem menos fome e isso é justificável, pois a grelina, responsável por “informar” ao cérebro que o estômago esta satisfeito, é também reduzido. Acho isso maravilhoso, pois aquela angústia em sentir exagero de fome não mais me pertence ou melhor, não na proposição absurda que era anteriormente.
      Certamente depois disso comemos menos e desta forma, por uma ingestão menor do que o gasto calórico, perdemos peso.

      É algo mágico. Maravilhoso.

      Mas é uma tença que merece mais atenção quanto a alimentação, pois é apenas restritiva, contudo, o reganho pode ser um vilão.

      Eu eliminei 50 kg e cuido diariamente, pois não quero em momento algum ter as comorbidades que tinha anteriormente e as dores.

      E como vc mesmo disse, é apenas uma redução sem mudanças radicais no organismo, então, fique tranquila. Faça a sua cirurgia e seja feliz, pois eu estou super satisfeito e faria tudo novamente.

  14. Aline Cristina disse:

    Oi Anderson, me chamo Aline fiz a cirurgia por fobi capela no dia 30 de Agosto perdi 14 kgs e estou com medo de parar de perder e não chegar a minha meta ,isso pode aontecer?
    meu médico foi o Dr Adailton Pinheiro
    No inicio 95 kgs
    peso atual 81kgs
    altura 1,52 m
    meu e-mail : alinegigio@hotmail.com
    Maceió-Al

  15. Alguem aqui teve ou conhece alguem que refazes a cirurgia bariatrica (Scorpinaro) por nao ter alcancado o resultado esperado???? O convenio cobriu???

  16. Ana Clara Solon Rufino disse:

    Passei pelo processo cirúrgico SLEEVE a uma semana, quando voltei da sala de cirurgia durante as 12 primeiras horas ainda no hospital eu vomitei sem parar, primeiro com sangue e depois uma secreção escura. Tudo isso pode ter comprometido a cirurgia? Tem alguma possibilidade de romper algum ponto ou grampo interno? Se isso tivesse ocorrido o que provavelmente eu estaria sentindo?

    • Olá,

      O vomito com sangue faz sentido, pois afinal, parte do seu estômago foi retirado e com todos os cortes e costuras que teve internamente, coágulos se formam e por isso esse sangue. O que pode ter ocorrido durante a sua cirurgia foi um sangramento um pouco maior que o comum e por isso os vômitos.

      O melhor controle para identificar se os vômitos foram um problema para a sua cirurgia, rompimento das fistulas etc, é pelo controle da sua temperatura. Febre será o primeiro sintoma de problema. Veja com seu médico quais os limites de temperatura aceitável para o seu caso.

      Mas fique tranquila, tem além dos grampos, a costura e a pinça que calteriza. Os vômitos são perigosos, mas pouco provável lhe trazer problemas. O maior cuidado esta com a dieta. Siga rigorosamente a dieta indicada pela sua nutricionista. Principalmente nesses primeiros 30 dias.

      Boa recuperação. Essa fase é chata realmente, mas tudo vai compensar. Você verá!!!

  17. VERA disse:

    Ola Anderson achei seu blog por acaso…gostei do jeito seu em explicar pois somos indecisas…kkkk..Anderson ja fiz de tudo, formulas…dietas…emagrecia e voltava engordar..tenho 1.60 peso 96kg..tenho 53 anos..naum aguento mais..doem meus joelhos..os ossos…no momento estou fazendo a dieta do Dr,Dukan insentivada pelo meu filho..mas confesso q ficar sem carboidratos eh um martirio mas da pra levar…mas no real mesmo queria muito fazer a cirurgia bariatrica..naum eh facil carregar 36 kg..meu convenio e a intermédica..eles fazem a cirurgia só q preciso de uma carta de um endrócrino..isso ta sendo dificil…não sei oq fazer…:(

    • Vera,

      A cirurgia de fato é um milagre. Faria tudo novamente sem dúvida alguma.

      Observei em outros comentários seus a questão das exigências do plano. Td é absolutamente normal, pois esse monte de exame tem por objetivo avaliar os riscos e identificar o qto a cirurgia poderá lhe ajudar. Tome cuidado com comentários não fundamentados, pois cada caso é um caso e o que ocorre com um, não quer dizer que ira ocorrer com todos.

      Observei muito nesse tempo todo que se seguirmos exatamente o que os médicos indicam, temos uma vida super tranquila. Vejo por mim, nunca intalei, se quer tive vômitos ou só menos fraqueza, pois sigo uma alimentação saudável, pois faz parte da vida e não apenas do paciente operado.

      Vá em frente com a cirurgia. O medo é natural, todos nós sentimos e passamos por ele. Entregue td nas mãos do seu Deus e certamente será feliz.

      Boa sorte e nos de notícias

      • vera lucia disse:

        Obrigada Anderson…estou fazendo a dieta do Dukan, minha ultima tentativa..ja iliminei 7kgs em um mes e meio, estou com 90kg..1.60..tenho pressão alta..dores nas pernas, e esteatose, porem naum consigo liberação pra cirurgia, precisava de uma carta de um endócrino, mas naum estou conseguindo, meu convenio só autoriza com esse pedido, infelizmente..abraços..

  18. marcinha disse:

    Olá…
    Tenho 83kg e 1.66, será q consigo q algum médico me faça a cirurgia( slleve)? Qual o custo das duas maneiras? obg…bjo

    • Olá,

      A regra para se liberar a cirurgia é ter um IMC superior a 35 associado de uma comorbidade. Agora, caso vc não tenha esse IMC, apenas com comorbidades severas a cirurgia é liberada.

      Aqui no blog tem uma matéria falando sobre comorbidade e indica com calcular seu IMC

  19. Eliene disse:

    Olá Anderson, foi muito bom ler todas os seus comentários, recheados de informação. Estou me preparando para a cirurgia também, houve um atraso na realização, devido a presença da bactéria H PYLORI. Agora estou tomando medicamentos para eliminá-la, e aí assim marcar a cirurgia. Confesso que estou muito ansiosa, mas confiante que Deus me dará a vitória. Gostaria de mais notícias suas. Qualquer coisa mande para o meu email.

    • Parabéns. Vai dar tudo certo na sua cirurgia. Vc verá o resultado depois e a paz de espírito que ira lhe confortar. É uma sensação maravilhosa de bem estar. Um amor incontornável a vida. Boa sorte e manda noticiais.

  20. Iris disse:

    olá querido doutor!por mais que leio, releio, os comentários, e, não sei, qual cirurgia escolher! E, a dúvida que não quer calar, é, sleeve, ou capela? não quero capela , pois já faço muito cocô, e, não quero quero a capela, mas tenho medo de engordar, como dizem! Eu, realmente não sei, mesmo! E, por favor podes me enviar a dieta pos cirúrgica, pretendo fazer, a sleeve, e, o meu médico disse que faz, mais só a capela, e não sabe me informar n a d a, da sleeve, mas deixou para mim decidir, tenho diabete de obesidade, peso 118, e tenho 1,72, preciso emagrecer e minha cirurgia é janeiro, pela unimed, só quero saber , o que fazer,m que minha psicóloga, disse que a capela o cabelo cai, a unha, fica quebradiça, e oremedio para sempre, e sem contar, que o cocô aumenta! são tantas dúvidas!
    mas não quero ir em outro médico, que fui já em um, que só fazia capela, e, não me deu outra opção! já esse medico disse que eu poderia pensar! Mas gostaria, mesmo de saber, se essa engorda de novo!
    tendo, em vista que trabalho a noite, e não devo comer de madrugada, que engorda! tenho medo, da reposição de cálcio, vem vindo a meno pausa pois tenho 41, por favor..me ajude! qyero fazer a sleeve!
    Iris grata!

    • Íris,

      Você já tem a resposta. Faz sleeve.
      Eu fiz e eliminei bastante peso.

      Agora independente de qual técnica vc fará, reeducação alimentar e exercício terá que fazer parte da sua vida principalmente na Sleeve nos 6 primeiros meses. Boa sorte!

  21. Rosangela Santos disse:

    Passo com Nutrologo, psicologo e nutricionista ja a uns 3 meses, emagreci em torno de 8 kg ontem meu medico deu encaminhamento para o cirugião, estou tentando marcar com omedico indicado porem so pra fim de dezembro, estou muto ansiosa para a consulta , pensar que a vida inteira gorda e de uma hora pra outra ter essa mudança total de vida de habitos parece um sonho, tenho ainda muiytas duvida e vejo muito depoimentos,gostaria muito de saber como é os primeiros dias, me falaram que tem dor devido excesso de gases.
    Se alguem souber me dar maiores detalhes e sensações pos cirurgico meu imc é 46,9.

    • Rosangela,

      Controla a ansiedade e consulta o médico que você quer. A relação com o profissional é super importante, pois te conforta.

      Quando a cirurgia todo o desconforto após os procedimentos, são digamos assim recompensáveis pelos benefícios. Não é nada absurdo e doloroso assim não. Cada organismo tem reações adiversas. Eu por exemplo não tive vômitos e muito pouco gazes.

      Olha, te digo uma coisa. Faria td de volta pq a pressão que passamos do Pre operatório é muito mais tenso do que os probleminhas do pôs cirúrgico. Fique certa disso

      Boa sorte e nos de notícias

  22. Mayra Nascimento disse:

    Olá! Estou super feliz por ter encontrado este blog com informações que agregam muito conhecimento e esperança por dias melhores para quem já fez ou vai fazer qualquer procedimento cirúrgico para emagrecimento. Irei fazer amanhã minha cirurgia Sleeve e hoje já iniciei minha dieta líquida e as medicações necessárias para o dia anterior á “nova vida que se aproxima”. Tenho 35 anos, 1,66 m e peso 93 kgs. Há 10 anoz, na minha gravidez passei de 65 kgs para 93 kgs e nunca mais consegui sequer chegar na casa dos 60 kgs. Neste período passei por todas as dietas possíveis e imagináveis, sem sucesso. Até perdi alguns quilos, mais sempre voltava mais gorda ainda. Há dois anos coloquei o balão, perdi 18 kgs e ganhei dobrado. E amanhã será o grande dia!! Peço a Deus que abençoe minha cirurgia e que me faça retomar a minha vida em breve, e ter novamente amor por mim, pois há anos não consigo nem me olhar no espelho. Acho todas as pessoas mais bonitas que eu, e “alto estima”…..nem sei do que se trata. Obrigada a todos e voltarei em breve com novidades!

  23. Beatriz disse:

    Parabéns, suas respostas são muito esclarecedoras, sanaram praticamente todas as minhas dúvidas. Estou fazendo os exames para a cirurgia com método de Sleeve, farrei bem longe de casa, moro no Rio Grande do Sul e vou fazer no Paraná pois lá é bem mais barato, a minha dúvida é será quedepois de 3 1/2 dias que é o tempo no hospital poderei vir embora sem ter maiores complicaçoes?

  24. Andréia disse:

    Boa Noite, tenho 1,60 e peso 99 Kg, e estou fazendo os exames pré operatórios para Sleeve , porém tenho medo , sou enfermeira e infelizmente fico pensando nos contra , porém sei que é uma cirurgia segura . Gostaria de possível de uma ajuda, tenho medo de ficar flácida e com aparência de doente . Já não aguento tantas dores nas pernas e a falta de ânimo , será que tudo isso será amenizado …. Obrigado e desculpe-me tantas perguntas …

    • Andreia. Seja feliz com a cirurgia minha cara. Certamente vc não irá se arrepender. A flacidez ocorre com que faz e não faz a cirurgia e hj existe muita coisa disponível no mercado para “corrigir” a flacidez.

      Boa sorte

  25. luciano disse:

    Ola Andreia ,tudo bem ? Pode me dar uma opinião . Sou Homem e tenho 1,73 , já cheguei a pesar 110 kg e com dois anos de dedicação no esporte (Falo dedicação total) cheguei a pesar 80 kg . Mas apenas 3 meses parado , subi para 95 . O problema é que eu não aguento fazer esportes todo dia para baixar esse peso denovo . Corro algo em torno de 12 km por dia e tenho que manter fechada para pensar em atingir os 80 denovo ! Lhe pergunto . Tenho coração e pulmões em excelentes condições e também não tenho diabetes etc .. Lhe pergunto !!! Será que eu conseguiria fazer esse sleeve ? Os médicos operam neste caso ? Pois estou com 95 , mas basta eu me descuidar mais 3 meses e chego nos 105 e por ai vai . Essa cirurgia iria me ajudar bastante a manter meu peso . POis atualmente me sinto como um escravo tendo que correr todos os dias 12 km e fico pensando em comida o dia inteiro . Resumindo , sou muito infeliz com tudo isto .

  26. Olá!!!
    Pretendo fazer a cirurgia com método Sleeve… Minha maior dúvida é sobre a perca de peso pela técnica…
    Vejo vários depoimentos de pessoas que fizeram e se arrependeram.
    Minha outra dúvida é quando estiver na melhor idade… Existe alguma estimativa de problemas de saúde em idosos? Depois de muitos anos de cirurgia?

    Obrigada!!

    • Olá Jaqueline,

      Eu fiz a técnica Sleeve e minha meta foi superior a técnica de uma Capela. Não me arrependo momento algum. Independente da técnica usada, a disciplina alimentar precisa ser uma mudança em sua vida. TODA técnica cirúrgica é um facilitador, ou seja, ajuda muito a atingir o nosso objetivo.
      Agora, se ficar comendo como um doiodo ainda, não tem milagre ou técnica cirúrgica que ira ajudar.

      Já em relação a estatística, a SLEEVE é uma técnica relativamente nova e não temos estatística, porem, a CAPELA que já existe a muuuuitos anos, já tem resultados super ótimos em pacientes operados. Não vejo muito problema, pois a SLEEVE altera apenas o estomago, assim como a CEPELA (Nesta técnica é estomago e intestino), então, se comparado com ela, teremos um sucesso certo na SLEEVE.

      Boa sorte….

  27. Neiva disse:

    Oi Gostaria de saber se a cirurgia feita com o grampeamento (bypass gástrico ou cirurgia de Fobi-Capella) pode ocorrer rompimento e em que situação isso acontece…se acontecer sente-se alguma dor, qual o sintoma que indica o rompimento. Agradeço a atenção.

    • O risco ocorre sim, mas é baixo. Qdo o médico efetua os cortes, a pinça ela automaticamente “gruda” as partes cortadas e dispara automaticamente grampos de titanio e em seguida o médico passa linha para garantir mais.
      Infelizmente muitos não relatam dor se romper e se isso ocorrer é algo muito grave, pois o líquido gástrico liberado pelo estômago solto em nosso organismo é prejudicial. Por isso que o médico coloca um dreno na barriga, para facilitar o visual e o odor. Se algo estranho acontecer o dreno “avisa” assim como acusa febre. O risco é de 30 dias. Depois de 15 vc tira o dreno. Agora para evitar que se tenha problemas a regra é simples, seguir rigorosamente a dieta da nutricionista principalmente nos primeiros 15 dias e nada de esforço. A chamada fístula é rara e só ocorre pq pacientes abusam no pôs operatório com a alimentação. Se for respeitado isso, sucesso total. :)

  28. Vanessa Cristina disse:

    Estava eu aqui chorando e pedindo a Deus uma resposta em minha indecisão sobre a cirurgia bariatrica,e encontro esse site..esse post..esses comentários.
    Ainda tenho dúvidas em relação ao fato de tomar vitaminas ou não depois da cirurgia.
    Vc toma remédios ou suplementos???
    Tomou por quanto tempo??
    Está conseguindo suprir as vitaminas somente com alimentação???
    Desde já,muito Obrigada!!!
    Gostei muito dos seus esclarecimentos e só me fizeram reforçar a minha vontade de fazer sleeve!
    Ainda falta muito para eu operar,mas a ansiedade e a necessidade de pesquisar já tomam conta de mim.Rss
    Obrigada!!!!!

    • Está aí uma grande vantagem da sleeve. Vc não precisa se preocupar com vitaminas. As vitaminas são controladas nos primeiros meses apenas por predicações, mas definidamente dessa preocupação você não passará. Vitaminas são necessárias para pacientes de outras técnicas, mas não sleeve. Eu precisei apenas da Vitamina D no início mas depois zero necessidade. Corre atrás do seu sonho. DEFINITIVAMENTE É A MELHOR COISA QUE FIZ NA MINHA VIDA

      • Vanessa Cristina disse:

        Muito Obrigada Anderson!!!
        Que Deus ilumine sempre sua vida!!!
        Continue ajudando pessoas que se encontram em dúvida ou indecisas..Deus lhe dará em dobro!!!

  29. Elizabeth Monteiro disse:

    OI ANDERSON,TENHO SOFRIDO COM OBESIDADE TEM UNS 10 ANOS…TENHO 1,68 E 112K!
    TENHO HIPOTIROIDISMO E PRÓTESES NOS MEUS FÊMURES.PRECISO URGENTEMENTE PERDER PESO,PORÉM TENHO MUITO MEDO DE FAZER ESSA CIRURGIA,MAS FOI OQ A ENDO ME INDICOU PARA Q AS MINHAS PRÓTESES TENHA UMA VIDA LONGA!AH TENHO 50 ANOS!

  30. Doutor tenho hipotirodismo 1.80d altura peso 1.16 ja tentei emagrecer varias vezes masn consigo indicaria p mim a cirurgia,aa tomo antidepressivos,a algum problema,nisso me responda me indicaria cirurgia bariatrica as.veny cristina disse:

    Sera q e indicado p mim tenho mta dor na coluna 1.80 e 116 kg hipotirodismo uso antidepressivo

  31. Ton Holanda disse:

    Doutor, como tenho visto a grande questão e a diferença dos dois tipos de cirurgia. Acredito que as duas são boas pois trazem o resultado de emagrecer. Mas penso que a dúvida pode ser tirada pelo meio de vida que cada um leva. Ouvi falar que a sleeve se a pessoa não se implicar mais na sua mudança de vida, ela pode não ter tantos resultados. Já a bypass a pessoa não tem tanta escolha, ela por ser mais agressiva faz com que a pessoa mude mais seus hábitos. Enfim quis dizer que a sleeve a pessoa tem que se implicar um pouco mais, pois terá mais responsabilidades sobre o resultado. E assim mesmo? Queria saber a diferença para os estilos de vid, pois em termos de procedimento cirúrgico entendi como ocorre. Obrigada e parabéns pelo site, ele ajuda a esclarecer muita coisa.

    • Basicamente a pessoa que opta pela sleeve não tem que tomar as vitaminas que a pessoa do capela terá que tomar para toda vida (em tese todos precisam) o paciente de sleeve perde peso pacas sim. Eu eliminei um percentual super ótimo. Eu meu caso perdi 55kg. Esse percentual é baseado no peso e altura de cada um. Não significa que vc perderá a mesma coisa. Em termos práticos, o capela chega ao resultado mais facilmente, porém, ambos podem voltar a ganhar peso se não houver controle. A cirurgia é um facilitador

  32. Hélen disse:

    Oi Anderson, muito legal a sua página… Farei minha cirurgia no mês de maio…
    Ainda estou em dúvida sobre qual método fazer, tenho 27 anos, altura 1,65m e 120Kg…
    Tenho que perder 52Kg…
    Vc acha que consigo chegar nessa meta com a sleeve???
    Grande abraço

    • Claro que consegue!! Agora se vc for daquelas que bilisca o dia inteiro, seria ao meu ver mais indicado a capela.. Lembre, a cirurgia é um facilitador. Vc precisa ter disciplina em qualquer uma das técnicas. Abraço e boa sorte!!!

  33. Hélen disse:

    Não tenho tanto o habito de beliscar… Obrigado pela dica…
    Grande abraço!

  34. Ana Gomes disse:

    Boa noite, Anderson!

    Parabéns pelo site.

    Meu nome é Ana tenho 32 anos, meu imc é 37, não tenho diabete nem hipertensão, mas tenho colite e bronquite.

    Tenho convenio mas eles são muito difíceis para autorizar tudo, deste modo gostaria de indicação de locais onde eu possa fazer a cirurgia bariátrica bypass, particular e gostaria de ter uma ideia de quanto custará tudo.

    Eu moro em São Paulo, mas posso me deslocar caso preciso for, estou muito determinada mas gostaria de fazer tudo com calma e com o máximo de informações possíveis.

    Não sei se você pode me ajudar mas se tiver conhecimento sobre estas informações ou se souber onde eu posso buscar estas informações já seria de grande ajuda.

    Fique com Deus,

    • Olá Anã. Sabia decisão. As doenças muitas vezes surgem do nada, seis meses antes da minha cirurgia eu não tinha nada praticamente, então, faça enquanto está “bem”. Eu indicaria a vc procurar no site da associação brasileira dos médicos de cirurgia Bariátrica e metabólica. Lá tem uma lista bem completa dos profissionais. Aqui em Curitiba eu indicaria a vc o Giorgio Baretta. A cirurgia sai em torno de uns 15.000 acredito eu

  35. julia disse:

    Boa noite doutor.

    Fui ao médico.por indicacao de um amigo.fica a 400 quilometros da minha cidade.tenho um pouco de medo por ficar longe e acontecer alguma coisa no pós operatorio.o q devo fazer?
    Tenho 1.73 de altura
    163 kl.
    Ele me indicou a capella.ele nao disse nada pra eu peso antes nao, ja a minha nutricionista disse q eu tenho que perder de 10 a 15 kls.nao estou conseguindo, o que devo fazer? Preciso urgente fazer .tenho muuuito medo mas a minha obesidade ta me atrapalhando em tudo. Nao sou uma pessoa feliz.ja iniciei os exames e depois marcar a cirurgia. Vc pode me ajudar? Adorei seu blog, nos comentarios tirei muitas duvidas.meu muito obrigado.

    • Olá, que ótima notícia. A cirurgia ira mudar muito a sua vida para melhor. Quanto a distância, relaxa, todo cuidado necessário você receberá no hospital. Não tendo problemas por lá, em casa você deverá apenas acatar as recomendações médicas. Eu indicaria você ter um termômetro para você verificar sua temperatura, pois se estiver acima de 37,5 é um alerta. Isso nos primeiros 7 dias. Siga a dieta certinho, apenas líquidos para não machucar seu novo estômago e não ocasionar rompimento dos pontos ocasionando a fístula. Tome bastante líquido e siga bem a orientação da sua nutricionista para não ter baixa imunidade. Tudo que ela indicar será fundamental para seu organismo trabalhar bem nos primeiros meses.
      Quanto a perca de peso inicial, realmente ela é necessário, pois sei fígado está muito inchado em decorrência da alimentação irregular. Essa perca de peso é para diminuir o inchaço dele, pois facilita a vida do cirurgião que precisa levantar seu fígado durante o procedimento cirúrgico para poder ter acesso ao seu estômago. Estante seu fígado inchado, ele fica muito pesado. Então perder peso ajuda bastante. Siga uma dieta boa uns 15 dias antes da cirurgia. Faz um esforço, vale apena.
      De resto, boa sorte e tenha certeza de que sua vida será maravilhosa, assim como a de todos que fizeram a cirurgia. Adeus problemas depois. Esse esforço inicial será recompensado.

  36. julia disse:

    Boa noite.

    Ainda to fazendo os exames e o médico me indicou a capella.ja to pensando assim, q se for para eu fazer a cirurgia ate começo de setembro quero fazer.mais tenho duvidas como: eu adoro tomar cerveja? Como sera depois? E quantidade que consigo tomar? Qual seria o meu peso ideal depois da cirurgia? Tenho 1.73 altura e 163 kls.obrigado.

    • Cerveja, esquece. Você poderá tomar litros e litros, pois afinal é líquido e vai passar rápido pelo seu pequeno estômago e vai engordar. Lembre, a cirurgia ela é restritiva, mas o líquido passa fácil e a cerveja engorda muito. Vc deverá ter controle.
      Quando ao seu peso, usa a tabela do IMC aqui do blog.

      Abraco

  37. Sergio Tocha disse:

    Bom dia Dr Anderson, tenho 47 anos, imc de 41, nunca me vi como um obeso mórbido, pois quando tinha 80Kg apareciam todas minhas costelas, porém hoje estou com com 137Kg e 1,80m, já tentei quase todos os metodos para emagrecer, nutricionistas, medicamentos, dietas, frequento academia etc, e parece que estão fazendo efeito contrario, recentemente as pessoas estão me indicando uma bariatrica, então sem convicção disso fui a uma consulta, o Dr me disse que a cirurgia para mim não é mais uma opção de estetica e sim se eu quiser continuar vivo, pois já estou com quadro de: Diabets, Colesterol alto, pressão alta, arritmia cardiaca, gordura no figado, apnéia severa e recentemente comecei a sentir dores nos joelhos, nunca passei por procedimento cirurgico e confesso que tenho pavor em pensar nisso, já estou com toda papelada para os exames, já liberados pelo meu convenio, mas ainda estou titubeando, fico com raiva de mim mesmo por ser incapaz de emagrecer, não sei se isso é uma pergunta ou simplesmente um desabafo, gostária de ouvir uma opinião sua, obrigado Sergio

    • Olá Sérgio, os meus índices eram praticamente iguais ao seu. Sei exatamente o que vc sente e uma coisa eu te digo “Eu faria td de novo”. A cirurgia mudou a minha vida da água para o vinho. 1 ano e meio de satisfação total. Não perca tempo e vá em busca da sua felicidade. O medo faz parte e vc e toda sua família será recompensas pela resultado.

  38. julia disse:

    Ola, bom dia.minha pressão sobe de vez em quando, eu tenho certeza q no ato da internação ela vai subir, pois tenho muito medo..quando isso acontece,o que eh feito?

    • Olá. Relaxa, será aplicado medicação para controlar isso. Caso ela fuja do controle, antes mesmo do seu internamento os médicos irão cancelar a sua cirurgia. Se vc for ao centro cirúrgico certamente vc terá condições de operar. Abraço e boa sorte

  39. Juliana disse:

    Fiz cirurgia sleeve a 27 dias estou me sentindo super bem, mas a uns 15 dias não consiguo ir ao banheiro evacuar será que é normal, o que eu posso fazer pra melhorar.

    • Olá Juliana… Sabe que comigo foi a mesma coisa. Como no início nossa dieta é muito líquida, pouco se produz para formar as fezes. Isso é relativamente normal. Fique tranqüila. Vc vai observar que quando vc sair da dieta líquida esse quadro vai mudar. E quando seu intestino voltar, não espere grandes resultados, pois afinal, sua alimentação mudou radicalmente, então, pouco conteúdo mesmo. Peça a sua nutricionista, caso não tenha seria importante ter, uma indicação sobre este assunto. Abraço

  40. Marcia disse:

    Olá Anderson…encontrei o teu blog por acaso, ando pesquisando bastante sobre cirurgia bariátrica e este blog me fez muito bem. Me identifiquei com quase todos os depoimentos. Depois dos trinta anos comecei a ter problemas com a balança, a cada ano,engordava dois kg e em 2013 engordei 12 kg. Tive que ir ao médico (cardilogista) claro..ele olhou para mim e disse que eu não tinha nada que era só emagrecer 30 kg que tudo ficaria bem.De imediato me encaminhou para um especialista em cirurgia bariátrica.. Resisti ainda todo o ano de 2013 e parte de 2014 tentando emagrecer sozinha..o máximo que consegui foram 05 kg, agora dia 28 de julho tenho minha primeira consulta agendada..mas estou com muito medo, por isto o teu blog foi importante porque estou me convencendo que sou uma bomba prestes a explodir…ataque cardíaco, pressão alta, depressão, dor nos joelhos, tudo me ronda!!!Fé em Deus e pé na Tábua….como dizem os tribalistas.
    Marcia -RS.
    Dou notícias.

    • Olá Márcia. Sabia decisão. Eu vou completar 2 anos de pura felicidade. Dei adeus completamente a td que me rondava de problemas, hoje, tomo as vezes um remedinho para dor muscular por causa da minha hiperatividade, não paro quieto depois que emagreci. Voltei as 15 anos kkkkkkkkk . Faria td novamente

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s